VÍDEO: Gambá carrega filhotes nas costas para salvar de incêndio em mata

O flagrante pode ser acompanhado pela gravação feita por um bombeiro que trabalhava no combate às chamas na região.

Fonte: Repórter MT - Em Geral - 21/08/2019 13h 23min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
VÍDEO: Gambá carrega filhotes nas costas para salvar de incêndio em mata

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um gambá-fêmea carrega com dificuldades seus filhotes para longe de um incêndio que atingiu uma região de mata do município de Juína (757 km da Capital).

Na gravação, feita por um dos bombeiros, é possível ver o animal carregar os filhotes nas costas e ainda andar com dificuldades, com as patas queimadas pelo fogo, na tentativa de salvar a sua vida e de suas crias.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, como o local estava muito quente devido ao incêndio e a mãe gambá com as patas queimadas, os militares molharam a família para refrescar do calor e ajudar na travessia até um lugar seguro.

Os bombeiros relataram que nesta época são verificadas muitas queimadas em regiões de mata e que existe ainda o agravante do tempo seco, umidade relativa do ar com índices muito baixos e falta de chuvas o que faz com que o fogo se propague muito rápido e tome grandes proporções.

No local foram encontrados ainda ninhos de várias espécies de pássaros e outros animais que não conseguiram escapar e morreram por asfixia ou carbonizados.

Imagens como essa servem para alertar à população da gravidade e dano ambiental que ações de queimadas trazem ao planeta.

 

Outro caso

Uma foto que está sendo compartilhada nas redes socais comoveu internautas de Mato Grosso. A imagem mostra o momento em que um bombeiro salva e dá água para um tatu próximo a um incêndio de grande proporção que atingiu fazendas no município de Campo Novo do Parecis (397 km de Cuiabá). A cena é realmente comovente e, por outro lado, mostra como as queimadas podem afetar a vida dos animais.

Gambá carrega filhotes nas costas para salvar de incêndio em mata

Na região, os bombeiros não souberam informar como o incêncio começou. As chamas são difíceis de controlar por ser milharal e, com a palha muito seca, se alastrou até um canavial próximo.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO