Rolim de Moura - Agentes de Saúde recebem capacitação sobre o Sisab

Fonte: Da Assessoria para o Jornal Eletrônico Inforondonia.com.br - Em Tecnologia - 10/07/2019 15h 08min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Rolim de Moura - Agentes de Saúde recebem capacitação sobre o Sisab

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros coordenadores de equipes do município de Rolim de Moura (RO) receberam dois dias de treinamento no auditório da SUBSEÇÃO da OAB. O treinamento oferecido foi o Sisab (Sistema de Informação de Atenção Básica). O facilitador foi o técnico estadual do Sisab, Benito Bonfim de Lima Neira que atualizou os profissionais sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), programa que objetivo de transformar todas as informações que estão no papel para um prontuário eletrônico e reúne todas as informações do paciente, referentes aos tipos de doença, medicamento administrado e consequentemente mostrando a produção de todos os integrantes da equipe, incluindo ACS, enfermeiro, médico, odontólogo, ou seja todos os componentes que fazem parte da estratégia da Saúde da Família.

 

O facilitador explicou que os ACS devem estar atualizado para utilizar PEC, pois junto com o enfermeiro é o vínculo principal. “É o agente de Saúde que vai na residência, acompanhar o paciente, a gestante, a criança, fazendo esse elo,  e para que enfermeiro possa se certificar que esse acompanhamento está sendo feito, o sistema registra o dia, o horário e o trabalho que foi prestado a essa família, qual tipo de procedimento, como por exemplo agendamento de consulta, se tem retorno, se está próximo pegar alguma receita, por isso a importância da capacitação de todos os envolvidos na Estratégia de Saúde da Família para que diminuir os erros e inconsistências”.

Rolim de Moura - Agentes de Saúde recebem capacitação sobre o Sisab

Simone Paes, secretária municipal de Saúde, lembra que a ideia é que todos os cadastros sejam no lene podendo fazer atendimento via computador. O sistema já está em funcionamento desde ano de 2015 para os ACS, porém em 2018 o Prontuário Eletrônico do Cidadão foi implantado na unidade de saúde no  Distrito de Nova Estrela, e agora todas as Unidades Básicas de Saúde passe a oferecer o PEC, mas para isso é preciso que a base esteja capacitada para que não haja erros em cadastro individuais ou domiciliares, ou seja, se resolva as  inconsistências, e partir disso implantaremos o prontuário, com atendimento do médico, do odontólogo, enfermeiro, no PEC, de forma on-line e não a mão, afirmou a secretária.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO