Porta aberta - Por Fernando Garcia

Fonte: Folha da Mata - Em Geral - 08/10/2018 08h 42min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Porta aberta  - Por Fernando Garcia

Pontual

Em menos de trinta dias a frente do palácio senador Olavo Pires, o prefeito Aldo Júlio, já agilizou o pagamento dentro do recomendável por lei, no que tange aos cinco dias úteis. Caso mantenha essa dinâmica dentro desses três meses que restam para findar o ano e, disponibilizar nas contas dos funcionários o décimo terceiro, sem dúvida, poderá ser um forte candidato, para pleitear os dois últimos anos.

 

Continuidade

Quanto ao ritmo de trabalho que estava sendo empreendido pelo ex-prefeito Luizão do Trento, Aldo Júlio, deve manter a continuidade das obras, visto, que os recursos são oriundos de emendas federais disponibilizadas ao município de Rolim de Moura. O que não pode fazer nesse momento, é inventar moda e querer aplicar recursos do município em pequenas obras, uma vez que irá desfalcar sensivelmente as parcas economias arrecadadas pelo tesouro municipal.

 

Manter

Algumas despesas que podem  e devem assumir, são as compras para insumos usados para exames laboratoriais e gastos com os aparelhos de Raio X e da mamografia, que vem se arrastando a uma eternidade. Os dois aparelhos são de suma importância dentro do hospital e, a população clama há muito tempo por esses serviços, principalmente o Raio X, que praticamente é prioridade essencial dentro de qualquer hospital, e não seria diferente no hospital Amélio João de Rolim de Moura.

 

 

Confirmar

Existem comentários pelos corredores dos palácios Jorge Teixeira e senador Olavo Pires, de que o ex-prefeito César Cassol, está disposto a disponibilizar algumas doações para o município, especialmente remédios e recursos para o retorno do funcionamento da Semi-Uti, que está desativada há muito tempo. Ainda não sabemos se procede esses comentários, mas, caso seja verídico, toda população da região da Zona da Mata, vai aplaudir à atitude do empresário.

 

Outra batalha

O vereador Aldo Júlio, poderá ficar a frente do cargo como prefeito de Rolim de Moura, em até três meses, podendo a Justiça Eleitoral, designar nova eleição a qualquer instante. Enquanto isso, muitos alardes de pretensos candidatos que querem assumir as rédeas do município nos dois últimos anos. Vários nomes já correm a boca miúda, onde figuram as mais diversas personalidades da capital da Zona da Mata, dentre elas, o advogado Dr. Oneir, o ex-vereador Jairo Benetti, e o sobrinho de Expedito Júnior, vereador Alisson Ferreira.

 

Metas

O próximo prefeito de Rolim de Moura, deverá  traçar metas no que tange pavimentação asfáltica na cidade. É que existem muitos colégios e outros órgãos públicos, que precisam de pavimentação em seus arredores, uma vez, que em épocas de poeira esses órgãos ficam em situação deplorável e, os estudantes e professores são os que mais sofrem. Calçadões também em seus arredores  precisam ser construídos, pois em épocas chuvosas, os estudantes encontram dificuldades em transitar pelas localidades.

 

 São Pedro

Nos últimos dias, São Pedro, tem sido generoso com Rolim de Moura, onde sempre tem caído boas chuvas, alegrando moradores da área urbana e também da zona rural. Sempre com sol castigante em torno dos quarenta graus, a moça do tempo, Maria Júlia Coutinho, a Majú, bem que poderia conhecer a terra de Rondon, aproveitar e colocar algum adjetivo sobre o calor insuportável, visto que ela chama Cuiabá de Cuia brasa.

 

Primeira etapa

No próximo dia sete de outubro, por volta das sete horas, já teremos praticamente todo resultado das urnas à nível de Brasil. Em Rondônia a pergunta que não se cala, é se a eleição vai ser decidida no primeiro turno, onde o candidato Expedito Júnior, goza de uma boa vantagem sobre seus concorrentes. Nesta semana mesmo, foi revelado pelo jornal  Valor  Econômico, de que as eleições em Rondônia, possuem fortes indícios de que seja passada a régua no primeiro turno.    

 

Consolidar

Se a equipe do tucano Expedito Júnior, já vislumbrava com essa possibilidade, após essa matéria ser veiculada em uma fonte de grande credibilidade, que é o jornal  Valor Econômico, as forças estão sendo multiplicadas para arregimentar mais foco  em busca da vitória ainda no próximo dia sete. A boa notícia contagiou o ambiente no comitê da capital da Zona da Mata, e toda atenção é voltada com sentidos redobrados até o dia da eleição.

 

Enfatizou

A reunião ocorrida no comitê eleitoral de Expedito Júnior, realizada pela esposa Val Ferreira, intitulada como diálogo com as mulheres e também alusiva ao Outubro Rosa, superlotou completamente o grande espaço do auditório. Val Ferreira, também mostrou sua liderança, quando de dezenas de mulheres e homens  compareceram ao chamamento, onde todos ouviram atentamente qual vai ser a sua grande missão ao lado do futuro governador Expedito Júnior. Val Ferreira, enfatizou as dificuldades encontradas pelas mulheres de Rondônia, quando o assunto é saúde preventiva para as mulheres, exaltando que a situação é praticamente desumana, no quesito de marcação de consulta e atendimento adequado.

 

Tentou

Acerca de dez anos atrás, a ex-prefeita Mileni Mota, tentou de todas as maneiras agilizar a implantação do Centro de Hemodiálise, em Rolim de Moura, todavia, encontrou muita resistência por parte do governo estadual, o que impossibilitou sua implantação. Deveras, é um custo bastante elevado para qualquer município e, sem a parceria principal que é o Estado, fica totalmente inviável para o município, pois a manutenção de um centro de hemodiálise, requer profissionais altamente capacitados para o atendimento.

 

Sofrimento

E por falta de um Centro de Hemodiálise na capital da Zona da Mata, muitos rolimourenses, sofrem com a labuta diária em deslocar para a cidade de Cacoal, perfazendo um trajeto de quase de cento e cinquenta quilômetros, em busca do atendimento. Não bastasse essa lida cotidiana, constantemente ouvem falar que a unidade de hemodiálise de Cacoal, está prestes a ser fechada, o que aumenta o pavor e  evidentemente, abalando mais ainda o estado emocional.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Jornal Eletrônico inforondonia.com.br não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO