Ouvidores do Estado fazem novo treinamento para operar o Sistema e-Ouv federal em Rondônia

Fonte: SECOM/RO - Em Tecnologia - 10/09/2019 13h 50min

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Ouvidores do Estado fazem novo treinamento para operar o Sistema e-Ouv federal em Rondônia

“A ideia é atender ao cidadão no mais curto espaço de tempo, antes do prazo legal”. A afirmação é de João Bosco Cardoso, ouvidor-geral do Estado interino, ao abrir nesta terça-feira (10), em Porto Velho, mais um treinamento para os 19 ouvidores estaduais (interlocutores) que passarão a atender a população em suas demandas pelo sistema de ouvidoria federal e-Ouv, que estará disponível a partir de outubro no Portal do Governo de Rondônia.

Segundo o ouvidor esta é uma determinação do governador Marcos Rocha, para que o cidadão tenha mais facilidade para fazer suas denúncias, reclamações, sugestões e elogios, e receber em tempo, e se possível antes do tempo, a resposta para sua demanda. Ele explicou que este é o foco do treinamento em curso que visa capacitar os interlocutores do Estado em todos os níveis. “É preciso usar o bom senso nesta relação com o cidadão”, disse ele lembrando que algumas demandas, como da área de saúde, às vezes, exigem uma ação mais dinâmica, mais rápida.

QUE É O E-OUV?

Considerado um dos mais importantes instrumentos para a cidadania na sua relação com o Poder Público, o e-Ouv é o resultado de um acordo de cooperação firmado entre o Ministério da Transparência, Controladoria Geral da União (CGU) e Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia (OGE), que estabelece um canal de comunicação utilizando o mesmo sistema de recebimento de demandas do governo federal, unificando todos os canais de atendimento dos órgãos e entidades da administração pública direta e autarquias do Governo do Estado.

Conforme retificação do ouvidor João Bosco Cardoso, o Sistema e-Ouv ficará disponível a partir de outubro, no Portal do Governo de Rondônia e nas páginas de cada pasta. O Governo do Estado tem um ouvidor-geral e mais 19 ouvidores estaduais nos diversos órgãos da Administração para atender bem ao cidadão, e o objetivo do treinamento, segundo ele, é firmar esse compromisso como determinação do governador Marcos Rocha.

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