Crimes ambientais, mudanças climáticas - Por José de Arimatéa dos Santos

Fonte: - Em Geral - 04/02/2019 10h 46min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Crimes ambientais, mudanças climáticas - Por José de Arimatéa dos Santos

A ciência já mostrou o quadro danoso das mudanças climáticas provocadas pela ação do homem na natureza. Atualmente o noticiário fala em temperaturas mínimas nos Estados Unidos e aqui no Brasil, no estado do Rio de Janeiro, temperaturas ao contrário. Altas temperaturas. Há quem questione e tenta negar o óbvio.


Já se observa seca em lugares ricos em chuva e frio onde sempre foi quente. A seca do nordeste que é um fenômeno natural e cíclico, perdura. A falta de água a alguns anos no estado de São Paulo demonstrou esse desequilíbrio ambiental. Na Amazônia, o desmatamento e a invasão em terras indígenas. A floresta é desmatada e explorada a exaustão.


E pra piorar, crimes ambientais provocados por grandes empresários protegidos por figurões da república. A poucos anos em Mariana e agora em Brumadinho. Fatos que se classificam como crimes ambientais. Poderiam ser evitados, contudo a ganância em lucrar despreza a segurança dos trabalhadores, da sociedade e de todo um ecossistema.


Empresas mineradoras que se protegem com políticos a defendê-las, além de uma justiça muito lenta. E essa lentidão favorece aos criminosos do meio ambiente. Vidas humanas ceifadas e toda uma comunidade devastada. A justiça tem que se pronunciar e dirimir de forma mais coerente em relação a esses crimes.


E o meio ambiente em torno desses crimes ambientais como ficará? Famílias sem seus entes queridos. Rios e córregos destruídos. Um ecossistema dizimado. As consequências chegarão a uma grande parte do país, pois o rio São Francisco pode receber os rejeitos poluídos por metais pesados.


Um olhar diferente para a exploração dos recursos naturais é necessário. Explorar com o mínimo de impacto ambiental. Com menos ganância e a proteção aos seres humanos e ao ecossistema. O presente já está comprometido com rios e mares poluídos e cada vez mais caro tornar a água potável. Os nossos descendentes merecem também viver num mundo ecologicamente equilibrado. O meio ambiente protegido é a nossa vida e pros que virão no futuro.


José de Arimatéa dos Santos, professor

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Jornal Eletrônico inforondonia.com.br não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO