Conheça dieta que vai contribuir para o seu fígado funcionar melhor

Para controlar inflamações ou irritações no órgão, é preciso apostar em uma alimentação sem gordura e fugir do álcool.

Fonte: Tua Saúde - Em Saúde - 13/08/2019 10h 29min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Conheça dieta que vai contribuir para o seu fígado funcionar melhor
Imagem ilustrativa

Responsável por funções essenciais para o organismo, como sintetizar o colesterol, desintoxicar o organismo, emulsificar gorduras e armazenar vitaminas, o fígado é um órgão que precisa estar com o funcionamento sempre em dia. Dor abdominal do lado direito, barriga inchada, urina escura (de cor amarela forte) e cor amarelada na pele e nos olhos são sinais de que o órgão não anda bem. Nessas horas, é preciso garantir uma dieta com pouca gordura e proteínas de fácil digestão — além de, claro, ficar longe das bebidas alcoólicas.

De modo geral, peixes magros, como a pescada, e já congelados, são proteínas de digestão rápida e fácil, ideais para ajudar o fígado a se recuperar. Outras carnes magras e brancas, como peru ou galinha, também são boas opções por terem menos gorduras que as carnes vermelhas.

Com relação aos laticínios, prefira leites desnatados e queijos magros, como a ricota e o cottage, também pela baixa quantidade de gordura. Alimentos integrais têm mais fibras e diminuem a absorção de gorduras. Por isso, escolha sempre a versão mais saudável de pães, massas e cereais.

 
Frutas, verduras e legumes também estão liberados, já que são ricos em fibras capazes de controlar o açúcar no sangue e atuam na diminuição da absorção de gorduras. Sempre que possível, o ideal é que os alimentos sejam cozidos, para que a gordura fique na água.

Fuja de alimentos fritos e/ou muito condimentados, evite óleos e gorduras e nada de álcool. Se estiver com diarreia, coma a menor quantidade possível de fibras cruas, para controlar a irritação do intestino e também evite frutas com casca, assim como cereais oleaginosos, como amendoins e outras sementes.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO

Mais Notícias da Categoria: Saúde