Coluna Porta Aberta - Por Fernando Garcia

Porta aberta 19 de abril de 2019

Fonte: Folha da Mata - Em Geral - 23/04/2019 06h 20min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Coluna Porta Aberta - Por Fernando Garcia

Sorridente

O prefeito de Rolim de Moura, Luizão do Trento, está bastante entusiasmado quando comenta sobre o lançamento de um pacote de obras, que será incrementado no dia 22 de abril em frente ao palácio senador Olavo Pires. Mesmo esticando a data para realização do lançamento das obras, para evitar as chuvas que vem assolando o município, São Pedro, continua soltando rios d’águas sobre a cidade e também na zona rural.

 

Soltar o maquinário

O alcaide suportou a pressão de diversos segmentos da sociedade, que exigiam a operação tapa buracos no período chuvoso, mas, agora, com início da estiagem o prefeito deve alavancar várias frentes de serviços, para melhorar a malha viária da cidade por todos os cantos. Se o centro da cidade está horrível, o arrabalde precisa de atenção especial, visto, que a maioria não possui asfalto nem tampouco, as mesmas condições das vias centrais da cidade.

 

lamentando

Vereador Aldo Júlio, ex-presidente do legislativo mirim de Rolim de Moura, vem demonstrando descontentamento com a política e, afirma categoricamente, que a função de vereador hoje não passa de assinar aberturas de créditos e algumas votações simbólicas. Segundo o edil, mesmo fazendo a função de fiscalizador e indicando as necessidades prementes do município, sempre os louros recaem para o prefeito e dificilmente a municipalidade lhe confere a realização como de sua indicação.  

 

 

Candidatura majoritária

Sempre participando da vida política do município nessas três décadas, o vereador Aldo Júlio, já declarou até mesmo da tribuna da Casa de leis, que não tem pretensões em sair candidato a reeleição. Embora já tenha se auto declarado que não vai manter candidatura para o legislativo mirim, aliados mais próximos garantem que sua candidatura rumo ao Casarão de Madeira, é tida como certa, provavelmente pelo histórico (MDB), uma vez que o professor Rodnei, já está com os alforges arrumados para outra agremiação política, devendo ser pré-candidato por outra sigla para evitar confrontos com o próprio Aldo Júlio.

Nome em ascensão

 

Faltando ainda dezesseis meses para as eleições do ano que vem, muitas candidaturas já estão sendo aventadas, ou seja, já estão sendo ventilados por amigos e simpatizantes, como uma provável candidatura. Residente há mais de quatro décadas no município de Rolim de Moura, a ex-diretora do Ceeja, professora Luzenir, ou melhor dizendo Lú do Mabel, para os íntimos, é um nome que vem ganhando musculatura política para quaisquer um dos cargos, tanto ao legislativo como para o executivo.

 

Ala feminina

Rolim de Moura, que na sua primeira eleição de 84, teve uma única representante na Casa de Leis, a professora Geni Zorek, naquela época foram treze vagas na Câmara de Vereadores e já na segunda eleição aumentada para quinze assentos. O parlamento mirim do palácio Governador Jorge Teixeira, já chegou ser ocupado por três mulheres em única vez, como também já ficou sem representatividades em outras, mas, pelo caminhar dos acontecimentos, a futura Câmara de Vereadores, terá muitos nomes pertencentes à ala feminina.      

 

 

Nossas condolências

No fechamento da coluna, recebemos com muita tristeza a notícia de que o pioneiro João Lopes, faleceu em sua residência no, bairro Jatobá. Seu Joãozinho, como era carinhosamente chamado por todos, morou em Rolim de Moura, por quase 50 aos, tendo um papel importantíssimo na criação do município, tendo atuado na época como Agitador Cultural, levando entretenimento em diversas áreas. Joãozinho Lopes, foi radialista, escritor e fazia peças teatrais, deixou sem dúvida um grande legado. ele nos anos 70 e 80, era sempre visitado pela classe política do Estado, principalmente pelos ex-governadores Guedes e Jorge Teixeira, ex-senador Odacir Soares, deputado federal Leônidas Rachid e tantos outros, onde em seus livros ele faz muitos relatos sobre essa convivência.

 

Tomara que não esqueçam

Esperamos que a Câmara de Vereadores, não caia no esquecimento desse cidadão que foi um marco importante no crescimento do município de Rolim de Moura, como fizeram para outros também não menos ilustres, como foram os professores Francisco Moreira, funcionário do Incra e primeiro administrador, Orestes Ziviery e Raimundinha, ex-diretora do colégio Pereira da Silva, hoje CEEJA. Aqui em Rolim de Moura, ex-deputado e ex-senador, foram alunos de Raimundinha, mas a memória curta dos nossos representantes, não conseguiram enxergar esse grande legado deixado por esses baluartes da educação, omitindo em conceder seus nomes em algum logradouro público, a história não pode ser esquecida.

 

Estão no rivotril

A divulgação em matéria jornalística de uma TV de Cacoal,  considerando o mais violento de Rondônia, Ministro Andreazza, no qual administrações anteriores superfaturou e desviou montantes com obras da lagoa para o melhoramento do saneamento básico da cidade, foi citada que o próximo município a ser investigado seria também a pacata cidade de Santa Luzia D’Oeste. Quanto ao teor de que seria a bomba a ser explodida, não foi comentada na reportagem, apenas, reportando que o próximo da lista seria a vizinha cidade de Rolim de Moura e, qual seria à administração onde ocorreu os desmandos envolvendo verbas públicas, não foram divulgadas, o que está deixando ex-prefeitos e o atual com problemas de insônia.     

 

Recepção nota zero

A Escola do Legislativo, órgão que vem prestando um serviço de alta qualidade aos membros de órgãos públicos como Câmara de Vereadores, Prefeituras e a própria Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, onde funcionários são altamente capacitados em diversas áreas, com cursos relevantes de aprendizagem. Assembleia Legislativa, precisa capacitar alguns ocupantes desses cargos de pessoas que trabalham na recepção da Presidência da Casa. Deveras, é muito chato a pessoa perguntar quer falar com quem e, depois pedir ao mesmo que adiante o teor da conversa para que possa passar para o presidente.

 

Boas maneiras

A linha de frente precisa de mais preparo para lhe dar com o público inclusive de diversos níveis, não podendo usar perguntas inconvenientes, você pode adiantar a conversa? Palavras como está ocupado, em reunião e outras utilizadas nos tempos da caverna, não suportam mais nos dias modernos de hoje. Acredito, que as Relações Interpessoais no Serviço Público, pode melhorar, pois essas relações são baseadas em vivências, formação educacional entre duas ou mais pessoas. Está aí a dica aos setores responsáveis pelo atendimento do andar décimo terceiro da Casa do Povo, Assembleia Legislativa, ainda bem que o jovem Ricardo, teve comportamento diferente e aplicou as boas maneiras como recomenda cerimoniais e alguns protocolos.         

 

 

 

Até quando                                                                                                                                                 

Os auxiliares direto do prefeito Luizão do Trento, precisam orientar o alcaide, para estender convite ao senador Marcos Rogério, para fazer uma visita ao município de Rolim de Moura, afim, de visitar as obras abandonadas do Governo Federal, que precisam ser iniciadas com urgência, pois é necessárias suas conclusões. Logo que os ex-senadores da terra não demonstraram interesses pela conclusão das obras, só resta apelar para Marcos Rogério, que teve uma boa votação no município, onde obteve excelente simpatia dos rolimourenses nas urnas.  Rolim de Moura, possui um cemitério de obras inacabadas há mais de dez anos, começando pelas duas creches e a UPA, onde se ambas funcionassem atenderiam cerca de 700 pessoas ao dia.  

 

 

 Coluna Porta Aberta - Por Fernando Garcia

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Jornal Eletrônico inforondonia.com.br não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO