Cacoal: Igreja Adventista e Fhemeron vão promover coleta de sangue

Campanha vai ocorrer na sede da igreja em frente à praça municipal

Fonte: da Assessoria para o Portal de Noticias inforondonia.com.br - Em Saúde - 19/03/2018 20h 08min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Cacoal: Igreja Adventista e Fhemeron vão promover coleta de sangue

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) Central de Cacoal e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) vão promover, no próximo sábado, 24 de março, uma nova edição do projeto "Vida por Vidas". A ação tem o propósito de incentivar a doação voluntária de sangue e cadastro de medula óssea.

 

Os interessados em participar da campanha e realizar doações devem se dirigir à Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Cacoal, localizada à Rua Rio Branco, 2145, em frente à praça municipal, das 8h às 17h. Para doar, no entanto, é necessário chegar até às 16h.

 

"Uma das novidades para esse ano é que o doador pode realizar um pré-cadastro através do WhatsApp. É só mandar uma mensagem para o número (69) 98500-2840 e informar que quer participar da campanha como doador", explica uma das coordenadoras do projeto da Igreja Adventista, Regina Boscato.

 

 

O projeto Vida por Vidas é uma iniciativa da Igreja Adventista e existe desde 2005 com o objetivo de contribuir com os hemocentros por meio da doação de sangue. Ele ocorre em oito países da América do Sul e além da doação, também é possível realizar o cadastro de medula óssea. A expectativa é de arrecadar cerca de 100 bolsas.

 

Mesmo que a doação dure, em média, 40 minutos, menos de 2% da população brasileira doa sangue anualmente e "cerca de 60% a 70% desse total vinculam sua doação a um amigo ou parente. Nos países desenvolvidos, 7% a 8% da população doa sangue" de forma voluntária e habitual.

  

"Doar sangue é um gesto altruísta, de ajudar alguém sem pedir nada em troca. Nosso projeto é uma oportunidade para que a população de Cacoal exerça essa iniciativa e colabore com as necessidades de outras pessoas e de uma forma facilitada, já que a doação envolve um processo simples, sigiloso e seguro", avalia o pastor da Igreja Adventista, Gezer Lago Jr.

 

Segundo a assistente social da Fhemeron em Cacoal, Maria José Ramos, a parceria com a Igreja Adventista ocorre há 13 anos e tem servido de grande ajuda. "A Fhemeron é a única instituição pública responsável pela coleta de sangue em Rondônia. A parceria da Igreja Adventista, que vem de longa data, nos ajuda a manter o estoque no nível que procuramos e captar novos doadores", explica ela.


COMO DOAR SANGUE?
 
O sangue e seus componentes são vitais e até hoje não existe substitutos artificiais eficientes para supri-los. Podem doar homens ou mulheres que apresentem as seguintes condições:

- Estar bem de saúde;
- Estar alimentado;
- Ter peso igual ou superior a 50kg;
- Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos necessitam da presença dos pais ou responsáveis);
- Intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres;
- Mulheres fora do período gestacional, 3 meses após o parto ou fora do período de amamentação;
- Não ter tido hepatite após 10 anos de idade;
- Não ter doença de Chagas ou contato com o inseto "barbeiro"
- Não ser portador de epilepsia;
- Não ter feito tratamento dentário nas últimas 72 horas;
- Não ter diabetes;

Outras condições podem impedir a doação e deverão ser analisadas individualmente por ocasião da entrevista de triagem.

Atenção
Não esqueça seu documento de identidade original. Só será aceita cópia autenticada em cartório. Aceitamos Carteira de Identidade (RG), Carteira Profissional, Certificado de Reservista, Carteira de Motorista ou Carteiras de Conselhos de Classe.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO