Bipolaridade SIM, NÃO, Hã, Como assim? Da euforia ao estado depressivo - Por Angra Luchi

Fonte: - Em Saúde - 03/08/2019 14h 04min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
Bipolaridade SIM, NÃO, Hã, Como assim? Da euforia ao estado depressivo - Por Angra Luchi

Bipolaridade SIM, NÃO, Hã, Como assim? Da euforia ao estado depressivo

É exatamente esse misto de humor e comportamento que caracteriza essa patologia. Acometidos pelo transtorno bipolar sofrem diariamente com grandes oscilações e rompantes intensos. Episódios de irritabilidade, manias, exageros, intolerância a frustração, impulsos, volição e inflexibilidade, que bruscamente oscilam para melancolia.

As fases do transtorno podem ser classificas em manias, hipomanias, depressão.

Dentre as características das manias podemos citar: A grande euforia onde a pessoa fica bem agitada e cheia de energia. Sendo comum mania de grandeza, dificuldade com senso crítico, arrogância, irritabilidade, comportamentos pegajosos, explosões de raiva e fúria. Redução da necessidade de sono, capacidade de discernimento diminuída, aumento do desejo de hábitos compulsivos de alimentos, bebidas demais e/ou uso excessivo de substâncias psicoativas e aumento de atividades sociais.

A fase depressiva é coberta de sintomas de humor deprimido, falta de energia, iniciativa e vontade, além de falta de prazer, alteração do sono e apetite, lentidão no pensamento e motora. Sente-se inútil, sem esperança ou culpado, perde o interesse nas atividades que antes eram prazerosas, falta de amor próprio, baixa estima, pensamentos de morte e afastamento dos amigos ou das atividades que antes eram prazerosas.

A bipolaridade pode atingir quadros brandos, moderados e graves de sintomatologias. As causas ainda são desconhecidas. Existe tratamento, mas, não tem cura, sendo possível controlar as alterações de humor com acompanhamento psicológico e psiquiátrico.

Psicóloga Angra Luchi

▫️ Neuropsicóloga

▫️ Terapeuta Cognitivo Comportamental

▫️ Psicólogia Infantil

▫️ Saúde Mental

Siga no Instagram: @psicologaangra

(69) 98417-4424 ou 3442-5684

www.psicologaangraluchi.com.br

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Jornal Eletrônico inforondonia.com.br não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO

Mais Notícias da Categoria: Saúde