15ª Edição Coluna Jornal InfoRondônia - Falando a Verdade – por Jornalista Ricardo Barros

Fonte: Jornal Inforondonia.com.br - Em Geral - 27/02/2019 20h 56min

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
15ª Edição Coluna Jornal InfoRondônia -  Falando a Verdade –  por Jornalista Ricardo Barros

METROS I

Estão de parabéns os vereadores Alisson Ferreira e Uender Nogueira da cidade de Rolim de Moura (RO). Os edis no ano de 2017 apresentaram um requerimento para o Executivo Municipal formular um Projeto de Lei para alterar o Zoneamento Urbano, diminuindo a metragem do terreno de 200m2 para 150m2. No dia 18 desse mês, os vereadores votaram e aprovaram o projeto que beneficiará os rolimourenses.

 

METROS II

A população ganha, mas quem ganha ainda mais é o município que passará a arrecadar muito mais e o melhor de tudo, com o tamanho mínimo para 7 metros de testada, diminuirá os diversos terrenos baldios, que acumulam lixo, mato e ainda viram um verdadeiro criador de insetos e animais peçonhentos. Com terrenos menores, teremos mais construções, empregos e uma cidade mais próspera e bonita.

 

É CEDO

Ainda é cedo para crucificar o Presidente da República Jair Bolsonaro e o Governador Marcos Rocha, ambos do PSL, os chefes do poder executivo federal e estadual, estão há menos de 60 dias no poder, e já são alvos de várias críticas e ataques de todos os lados. Vale ressaltar que qualquer gestor que assume uma administração pública, precisa primeiro entender o que está acontecendo na máquina, e com isso nomear a equipe certa; só assim conseguirão fazer um bom governo. Acredito que ainda é cedo para dizer que eles não sabem administrar. Já pensou que eles podem estar trabalhando com planejamento e estratégia? Então vamos dar tempo ao tempo, para que possam mostrar trabalho.

 

ATAQUES I

Os gestores públicos muitas vezes recebem ataques que vêm de pessoas que não possuem nenhum conhecimento do setor público e acabam falando coisas sem saber. Pessoas que acham que a administração pode comprar o que quiser, que é só ir lá na empresa e comprar. Mas, estão enganados, a administração pública possui os processos burocráticos e com isso acaba atrasando coisas simples. Para piorar, o famoso pregão eletrônico, acaba afastando os empresários de participarem da licitação e muitas vezes empresas de outros estados ganham o certame, dificultando a entrega do produto/material. E o pior, levando o dinheiro para outro estado.

 

ATAQUES II

Para piorar, os ataques que geralmente acontecem nas redes sociais, estão cada dia piores. Pessoas estão saindo do senso crítico e partindo para as ofensas e ameaças. Com isso os gestores estão tomando medidas judiciais e processando os cidadãos que acabam exagerando nestes ataques. Posso dizer que estão certíssimos, apesar dos políticos serem pessoas públicas, isso não dá o direito do cidadão fazer ofensas com palavras de baixo calão. Vale lembrar que políticos possuem família , que acabam sofrendo com os ataques.

 

IDEB 

A Escola Estadual Maria do Carmo Rabelo, vem crescendo gradativamente e mostrando que é possível ter um ensino de qualidade. A instituição é comandada pelo diretor Professor Norosvaldo Afonso Ribeiro Lucas e a vice-diretora Professora Leni Franco. A Escola sempre foi tachada com uma das piores do município. Mas Lucas e Leni mostraram que tudo pode ser diferente, e transformaram a cara da escola em um novo conceito de ensino. A instituição ficou em segundo lugar no IDEB com as turmas do 5º ano, obtendo crescimento de 20% (índice de 6.5), segundo lugar do 9º ano com crescimento de 35% (índice de 5.7) e o Ensino Médio que alcançou o índice de 4.9 ficando em segundo lugar no município. O tempero para o sucesso foi a união dos gestores com a equipe e a comunidade escolar.

 

BURACOS

Rodovias e ruas dos municípios estão sofrendo com a grande quantidade de buracos que surgem nesta época do inverno amazônico. Com o excesso de chuva, as ruas dos municípios viram o verdadeiro queijo suíço, mas os gestores de diversos municípios e inclusive o governo do estado, estão agindo com cautela e não estão desperdiçando dinheiro público. É preciso tirar o chapéu e reconhecer que estão certos, se resolverem jogar massa asfáltica em um buraco para fazer a famosa “operação tapa-buracos” nesta época, é jogar dinheiro nosso pelo “ralo”. Em Rolim de Moura, o secretário de obras está usando bloquetes para minimizar a quantidade de buracos nas vias asfaltas, gerando economia para o cofre do município, tendo em vista que os bloquetes foram retirados de obras antigas e estão sendo reaproveitados.

 

Fale conosco pelo Celular ou WhatsApp (69) 9 9365-0877. Também pelo nosso Jornal www.inforondonia.com.br  ou  e-mails:

 [email protected][email protected].

 

Ricardo Barros Silva

Analista de Sistema e Jornalista  DRT/RO 1378

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Jornal Eletrônico inforondonia.com.br não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
COMENTE
COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve, em especial, aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu. A DIREÇÃO